O espectáculo “O último sonho do grande aventureiro Fernão Mendes Pinto”, uma criação do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua e da companhia francesa Plasticiens Volants, tem como base o grande tema que orienta as Festas de Lisboa deste ano: os 400 anos da publicação de Peregrinação de Fernão Mendes Pinto.
Ainda no dia 30 de Maio de manhã, arranca o Andar em Festa, iniciativa que leva a criação artística ao espaço público e aos transportes coletivos de Lisboa.
Na estação de comboios do Rossio, serão lançadas, pelas mãos de quatro atores, as primeiras malas, dentre as 40 que andarão de mão em mão ao longo de todo mês, fruto de um dos projetos vencedores do concurso de ideias para projetos artísticos nos transportes lançado pela EGEAC, o projeto Lisboa – A Mala, de Nuno Paulino, Artelier.
Mais de um mês de festa
Andar em Festa, Lisboa Mistura (que traz músicas do Mundo ao Largo do Intendente e ao Castelo de São Jorge), Teatro das Compras com peças de teatro criadas para as lojas tradicionais da baixa pombalina, Castellers de Sants (onde uma gigante torre humana vai ser construída ao som de guitarras portuguesas) e o Festival Coral de Verão com coros vindos de todo o mundo, são as principais iniciativas.
Não faltam ainda, claro, eventos dedicados ao Santo António. Na última noite das Festas de Lisboa’14, o palco é do músico português Fausto Bordalo Dias.