Esta celebração da sétima arte francesa começa já na próxima quinta feira, dia 7 de outubro, na capital portuguesa. A sessão de abertura tem lugar na Sala 1 do Cinema São Jorge, às 21h00, com a exibição de “Le Concert”, de Radu Mihaileanu. O ator principal, Alexeï Guskov, estará presente nesta antestreia.
Esta será uma das obras que o público poderá escolher como seu filme de eleição, atribuindo-lhe o Prémio do Público e contribuindo para a sua difusão nas salas de cinema portuguesas.
A atriz Sandrine Bonnaire assume o papel de madrinha desta edição da Festa do Cinema Francês, acompanhando-a e escolhendo filmes que, de uma ou outra forma, marcaram a sua carreira.
Destaque ainda para a retrospetiva integral da obra de André Téchiné, a par de uma carta branca na qual o realizador partilhará, com o público do festival, alguns dos seus filmes de eleição. O universo burlesco de Pierre Étaix é também celebrado, com a apresentação de cópias restauradas de todos os filmes do artista.
Paralelamente, decorre a Festinha, que propõe a descoberta de filmes de animação para toda a família, especialmente os mais novos.
A programação não se fica por aqui, incluindo ainda curtas metragens e um ciclo dedicado aos primeiros filmes de jovens realizadores, a ser exibido nas lojas FNAC de todo o país.
A Festa do Cinema Francês estará em Lisboa de 7 a 16 de outubro, passando depois por Almada (13 a 17 de outubro), Porto (19 a 24 de outubro), Guimarães (21 a 24 de outubro), Faro (24 a 31 de outubro) e Coimbra (3 a 9 de novembro).
Consulte mais informações em www.festadocinemafrances.com.