“Le voyage dans la lune” foi feito pelo realizador francês George Meliès em 1902 e a cópia, colorida, que será exibida no cinema são Jorge, em Lisboa, foi restaurada e exibida em maio passado no festival de cinema de Cannes, em França.
É uma homenagem ao cinema francês no arranque da mais importante mostra daquele país em Portugal, organizada pelo Instituto Franco-Português (IFP).
Na sessão de abertura, além do filme de Meliès, será ainda exibido o filme “The Artist”, de Michel Hazanavicius, que valeu este ano a Jean Dujardin o prémio de “Melhor Ator” do festival de Cannes, em França.
Nesta 12ª edição destacam-se as presenças em Portugal das atrizes Anouk Aimée, que estará n sexta-feira em Lisboa na exibição de “Lola” (1960) de Jacques Demy, e de Carole Bouquet, protagonista do filme “Impardonnables”, de André Techiné – que será exibido na Festa no dia 15.
Aproveitando a presença de Anouk Aimée em Portugal, a Cinemateca Portuguesa irá exibir, entre 07 e 31 de outubro, 16 filmes em que a atriz participou.
A 12.ª edição da Festa do Cinema Francês vai percorrer seis cidades entre quinta-feira e 08 de novembro.
Em Lisboa ficará dez dias, com projeções no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no IFP.
No total serão revelados 25 filmes em antestreia nacional, estando assegurada a posterior estreia comercial de alguns deles.
Clique AQUI para aceder ao site oficial do festival.