Este ano, 90% dos portugueses vão gozar férias "cá dentro". Portugal é, em 2015, o destino de eleição dos veraneantes nacionais, que, embora continuem a preferir o Algarve, estão, progressivamente, a deixar-se apaixonar pelos Açores.
Este ano, 90% dos portugueses vão gozar férias “cá dentro”. Portugal é, em 2015, o destino de eleição dos veraneantes nacionais, que apostam cada vez mais no aluguer de alojamento para férias e que, embora continuem a preferir o Algarve, estão, progressivamente, a deixar-se apaixonar pelos Açores.
A conclusão é da HomeAway, líder mundial no arrendamento de alojamentos para férias 'online'. Segundo um estudo desenvolvido pelo portal, a que o Boas Notícias teve acesso, arrendar casas particulares para passar férias é, este Verão, a principal tendência dos turistas portugueses.
O sul do País continua a liderar a lista de destinos nacionais mais procurados, com 71% dos portugueses a preferirem o Algarve, mas o principal destaque do ano vai para os Açores: o arquipélago registou, em 2015, um 'boom' de reservas com uma subida na ordem dos dois dígitos, “potenciada pela recente liberalização das ligações aéreas 'low-cost' que permitem” descobrir as suas ilhas “a preços muito mais atrativos”.
Segundo a HomeAway, 87% dos alojamentos açorianos listados no portal estão já “reservados até ao final de Agosto”, sendo que 52% destes se situam na ilha de São Miguel, 20% na ilha do Pico, 10% na ilha do Faial e 10% na ilha Terceira.
As regiões Norte e Centro também assistem, este Verão, “a um crescimento positivo acentuado este Verão”, na ordem dos 67% e dos 45%, respetivamente. De acordo com o estudo, “as localidades próximas da área de residência são as mais procuradas, pois permitem aos turistas reduzirem custos de deslocação, tanto em portagens, como em combustível”.
Algarve, Lisboa e Norte são as regiões que recebem turistas para estadas mais prolongadas, ao passo que o Alentejo e Centro são escolhidos para períodos de férias mais curtos. A estada média de férias em Portugal, realizada por portugueses, ronda os oito dias, acrescenta a HomeAway.
O mesmo estudo indica que os portugueses que optam por viajar para o estrangeiro preferem “destinos mais próximos de Portugal”, em especial na Europa do Sul, efetuando a maior parte das viagens através de companhias 'low-cost' e para países onde o poder de compra é semelhante ao de Portugal, nomeadamente Espanha e Itália.
No que diz respeito aos pedidos de reservas para alojamentos no estrangeiro por portugueses houve, ainda, um crescimento de 85% para o Brasil (justificado pela acessibilidade dos preços dos alojamentos em relação à oferta hoteleira tradicional), de 75% para Itália e de 68% para Espanha.
Portugal entre os destinos favoritos dos estrangeiros
Além de ser o destino de eleição dos próprios portugueses, Portugal é, também, a escolha de muitos turistas estrangeiros, constituindo-se, este ano, como um dos destinos europeus com maior crescimento em termos de procura nos pedidos de reserva de alojamento no portal HomeAway.
Este Verão, Portugal é o 1.º destino estrangeiro para os espanhóis, o 3.º para os franceses, o 5.º para os ingleses e o 6.º destino de eleição para os alemães.
Em termos de preferências dos turistas estrangeiros, as regiões portuguesas com maior procura para 2015 são Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Norte.