Arranca já esta sexta-feira mais uma edição da Feira do Livro do Porto, evento que, este ano, será, pela primeira vez, organizado pela autarquia portuense.
Arranca já esta sexta-feira mais uma edição da Feira do Livro do Porto, evento que, este ano, será, pela primeira vez, organizado pela autarquia portuense. Em 2014, a feira é dedicada aos lemas “Liberdade” e “Futuro” e contará com mais de uma centena de pavilhões de exposição.
Até ao próximo dia 21 de Setembro, a Feira do Livro do Porto vai prestar homenagem ao escritor e tradutor Vasco Graça Moura. Além da venda de livros, o evento, que decorrerá nos Jardins do Palácio de Cristal, vai promover um “festival literário” inserido num programa cultural que vai incluir, também, um ciclo de cinema, um festival de 'spoken words' e várias exposições.
Em mais de 80 anos, esta é a primeira vez que a Câmara do Porto assume a total responsabilidade pela organização Feira do Livro, anteriormente promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) com quem o município mantinha um diferendo quanto aos custos da iniciativa.
Recorde-se, a propósito deste diferendo, que, em Fevereiro último, a autarquia liderada pelo independente Rui Moreira suspendeu o processo negocial com a APEL, afirmando não ver “satisfeitas as condições necessárias para a assinatura de qualquer protocolo” com a associação.
Também pela primeira vez, o evento será, em 2014, aberto à participação de livrarias, alfarrabistas, editores e associações e cooperativas do setor, estando inscritas 72 entidades, distribuídas por 107 pavilhões, provenientes do Porto, Famalicão, Coimbra, Lisboa, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Braga, Óbidos, Silveira, Rio de Mouro e Viseu, entre outras.
A Câmara do Porto pretende que a tradicional feira do livro seja “um grande festival literário e com uma ótima programação cultural” e de animação, que levará “muitas pessoas ao Palácio de Cristal, à avenida das Tílias e aos equipamentos envolvidos na própria feira, como a galeria municipal e a biblioteca Almeida Garrett”.
Gonçalo M. Tavares, José Pacheco Pereira, Pedro Mexia, Manuel Alegre, Rita Ferro, Valter Hugo Mãe, Francisco José Viegas, Clara Ferreira Alves, Gonçalo Cadinhe e Mário Cláudio, entre outros, serão alguns dos autores presentes nas dez mesas de debate organizadas.
Do extenso programa preparado pelo Pelouro da Cultura e pela empresa municipal Porto Lazer destaque também para a música e para duas edições das ‘Quintas de Leitura’, que serão assim deslocalizadas do Teatro Campo Alegre para o auditório da Biblioteca Almeida Garrett.
No âmbito do ciclo de cinema “Dos Livros no Cinema” serão exibidas obras de realizadores como Manoel de Oliveira, Vicente Minnelli e Carl Theodor Dreyner.
A Feira do Livro do Porto, que tem entrada livre, funcionará de segunda a sexta-feira a partir das 16:00h. Ao sábado e ao domingo, as portas abrem logo ao meio-dia.