Uma nova tecnologia permite encontrar informação de forma mais eficiente e rápida do que os atuais motores de pesquisa como o Google e o Yahoo, distinguindo-se destes ao atribuir um significado às palavras da pesquisa. O Semantic Box foi desenvolvido
Uma nova tecnologia permite encontrar informação de forma mais eficiente e rápida do que os atuais motores de pesquisa como o Google e o Yahoo, distinguindo-se destes ao atribuir um significado às palavras da pesquisa. O Semantic Box foi desenvolvido pela Reusable IT, uma Start Up constituída por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).O motor de pesquisa da FCTUC foi concebido para ambientes empresariais e consegue interpretar as palavras utilizadas na pesquisa, filtrando a informação desejada da forma mais eficiente.
“Os atuais motores atuam às cegas. A pesquisa é feita por símbolos, não utilizando o significado (semântica) associado a esse símbolo. Isto porque os sistemas não têm inteligência para compreender a informação e fazer uma triagem de forma a apresentar os resultados adequados às questões colocadas pelo utilizador”, explica Paulo Gomes, investigador da FCTUC e presidente da Reusable IT.
Os investigadores pretendem que o Semantic Box aumente a produtividade e reorganize a informação no seio de instituições públicas e privadas: “Estudos internacionais revelam que um colaborador de uma empresa gasta em média 30 por cento do seu tempo só a fazer pesquisas para encontrar a informação de que necessita para desenvolver o seu trabalho”, frisa ainda Paulo Gomes.
Paralelamente, a tecnologia considera ainda o contexto do utilizador e da sequência de pesquisa, possibilitando pesquisas mais precisas e evitando que o utilizador repita informação já fornecida ao motor de pesquisa.