A cadeia de fast-food norte-americana McDonald's prepara-se para duplicar a aquisição de cebolas portuguesas produzidas na região servida pela albufeira de Alqueva.
A cadeia de fast-food norte-americana McDonald's prepara-se para duplicar a aquisição de cebolas portuguesas produzidas na região servida pela albufeira de Alqueva. O objetivo da multinacional é suprir as necessidades de uma unidade fabril instalada em Badajoz, Espanha.
A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que falou com o presidente da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas de Alqueva, João Basto. De acordo com o responsável, citado pelo diário, a rede McDonald's acordou o reforço das compras de cebolas a produtores alentejanos.
Segundo a mesma fonte, no ano passado, a área regada pela água de Alqueva cobria já 300 hectares de produção de cebola destinada ao grupo norte-americano e, este ano, a cadeia de restauração deverá aumentar as importações do produto português, tornando-se cliente de quase 700 hectares.
O jornal adianta ainda que também o grupo Sumol Compal poderá vir a recorrer aos produtos da agricultura nacional da região do Alqueva. Além do pêssego para os seus sumos, o interesse deverá alargar-se à produção de tremoço, grão, ervilha e feijão, embora, por enquanto, João Basto prefira não desvendar pormenores.
No presente, mais de metade deste território é ocupado por olivais (53%), sendo o milho (13%) a segunda maior cultura. As vinhas (8%) e os hortícolas (5%) ocupam também uma parte significativa das explorações, o que faz com que João Basto considere que “claramente o Alqueva é decisivo para a diminuição da importação de bens alimentares”.
[Notícia sugerida por Carla Neves e Fernando Casimiro]