Faro é uma das cidades vencedoras do concurso Smarter Cities Challenge da IBM 2013. A capital algarvia é a primeira cidade portuguesa a conquistar este prémio, que pretende tornar as cidades mais inteligentes e eficientes.
Faro é uma das cidades vencedoras do concurso Smarter Cities Challenge da IBM 2013. Assim, a capital algarvia é a primeira cidade portuguesa a vencer este prémio, que pretende tornar as cidades mais inteligentes e eficientes.
De acordo com a Lusa, o ponto central da proposta que a cidade apresentou a concurso é a gestão do mar algarvio. A revelação foi feita pelo presidente da autarquia, Macário Correia, em conferência de imprensa, esta terça-feira.
Outra das metas desta candidatura, agora aceite, é a criação de um sistema de informação de apoio à monitorização ambiental. Segundo Macário Correia, sistemas como o que está a ser projetado em Faro poderão ser essenciais para prever fenómenos naturais como o temporal que atingiu, a semana passada, a região do Algarve.
Durante a apresentação do projeto para a cidade de Faro, o presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, salientou que o apoio dado pela empresa será na área da consultoria: os melhores especialistas da multinacional viajarão até às cidades vencedoras e fornecerão os seus serviços aos parceiros locais.
Para a 3ª edição deste concurso foram submetidas cerca de 100 candidaturas de cidades de todo o mundo. Para além de Faro, apenas mais três cidades europeias venceram este concurso: Lodz, na Polónia, Stavanger, na Noruega e Copenhaga, na Dinamarca.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]