Faro recebe, esta terça-feira, especialistas internacionais da IBM que querem tornar a cidade num local melhor para viver e trabalhar. A cidade algarvia foi a vencedora da Iniciativa Smarter Cities Challenge e por isso os especialistas vão, duran
A cidade de Faro recebe, durante três semanas, especialistas internacionais da IBM que querem tornar a cidade num local melhor para viver e trabalhar. A capital algarvia foi a vencedora da Iniciativa Smarter Cities Challenge e o objetivo dos especialistas é recomendar melhorias estruturais, sobretudo no que diz respeito à economia do mar.
O Smarter Cities Challenge foi lançado pela IBM (empresa dos EUA voltada para a área da informática) em 2010 enquanto parte integrante dos programas de Cidadania Corporativa da Companhia. O programa pretende criar cidades mais inteligentes em todo o mundo e endereçar alguns dos maiores desafios enfrentados pelos centros urbanos.
A equipa é constituída por cinco elementos, três norte-americanos, um irlandês e um português, e reúne competências nas mais diversas áreas. De entre os especialistas há um diretor de Water Research, uma Senior Managing Consultant, uma líder de Recursos Humanos, um Diretor de um Centro de Excelência de Serviços e um líder de Smarter Cities.
Os especialistas vão trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal, entidades públicas, associações locais, pequenos e médios empresários e demais stakeholders, por forma a analisar toda a informação disponível com vista à criação de um conjunto de recomendações.
Apoio representa investimento de 292 mil euros
Nos últimos três anos, 100 cidades em todo o mundo receberam este apoio em consultoria. Em Faro, o valor deste apoio representa um investimento estimado em 400 mil dólares (cerca de 292 mil euros).
“A cidade de Faro quer melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos através de uma economia do mar mais integrada e por isso mais eficaz, razão pela qual nos apresentou o seu projeto e nos mostrou ter uma clara visão de futuro”, revela António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal, em comunicado.
“Com a tecnologia IBM, com as nossas melhores práticas e referências que temos por todo o mundo, podemos e devemos ajudar Faro a tornar-se numa cidade mais competitiva e mais eficiente”, acrescenta o responsável.
Notícia sugerida por Maria Pandina