As bicicletas públicas vão estar disponíveis em 20 estações de aluguer distribuídas por diferentes pontos da cidade e vão estar acessíveis a toda a população. A tabela de preços ainda terá de ser estabelecida, mas a autarquia adianta que “os munícipes residentes serão beneficiados por um plano de descontos”.
De início, vão ser abertos apenas os oito destes postos de distribuição, 120 dias depois da assinatura do contrato, localizados no Jardim Manuel Bivar, na Estação da CP, Largo de São Francisco, Parque da Pontinha, Mercado Municipal, Campus da Penha, Parque das Figuras e no Campus de Gambelas.
“Faro, passará a contar com uma nova modalidade de transporte público, será um meio de mobilidade saudável e amigo do ambiente, com vantagens para a saúde dos utilizadores”, salienta a autarquia no seu site oficial.
As restantes estações estão previstas para complexos desportivos municipais, nomeadamente o Liceu João de Deus, a Escola Pinheiro e Rosa, Escola Neves Júnior, Montenegro, Praia de Faro, rodoviária nacional, IPDJ PSP e Escola Joaquim Magalhães, Escola Tomás Cabreira, Hospital Central de Faro e o Largo do Carmo.
A empresa que fará a concessão do projeto de partilha de bicicletas vai assegurar, por um período de 20 anos, os encargos respeitantes à manutenção, aquisição, limpeza e conservação destes equipamentos públicos.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes