Faro integra a rede piloto de pontos de carregamento, Mobi-E, que estão a ser criados em todo o país, e que conta com 19 pontos programados na região algarvia. Faro é o único município integrado nesta rede piloto que abrange 25 municípios no total.
“Os possuidores de veículos eléctricos irão poder dispor de um cartão de abastecimento que lhes permitirá abastecer em qualquer ponto, independentemente da empresa fornecedora de energia”, anuncia a Câmara algarvia.
O aparecimento desta rede de abastecimentos, que será instalada um pouco por todo o país, opera como sinal de confiança e de estímulo à compra de veículos com custos de deslocação por km bastante económicos.
Esta rede de abastecimento permite o posicionamento pioneiro da cidade na adopção de novos modos de transporte sustentáveis do ponto de vista ambiental que permitem optimizar a utilização racional da energia eléctrica e aproveitar as vantagens da energia produzida a partir de fontes renováveis.
A rede pública de Faro, a implementar já em 2010 e até 2012, contemplará 19 pontos de carregamento lento a distribuir por 7 áreas de carregamento: Largo de S. Francisco; Jardim Manuel Bivar; Av. da República (entre a EVA e CP); Largo Dr. Francisco Sá Carneiro; Hospital Central de Faro; Universidade do Algarve – Campus da Penha; Universidade do Algarve – Campus de Gambelas.