O contacto entre os alunos algarvios e os astronautas da EEI será realizado no final do mês de abril, o dia e a hora ainda esperam confirmação dos responsáveis do programa.
Para contactar com quem está a passar uma temporada no espaço não é necessário, ao contrário do que se possa pensar, equipamento tecnológico de ponta nem sequer conhecimentos técnicos invulgares, conforme escreve o jornal local Barlavento online.
A comunicação será feita através do já bem antigo mas sempre fiável rádio transmissor, que, neste caso, será operado por um elemento do Rádio Amador Clube de Loulé, com o apoio da Rede de Emissores Portugueses (REP), que irá providenciar o material necessário, incluindo uma antena a montar temporariamente na escola.
Segundo Patrícia Ramalho, professora da EBI/JI do Montenegro e principal impulsionadora desta iniciativa, foram selecionados 20 estudantes “por mérito, para premiar os melhores alunos”.
“Eles elaboraram uma questão em inglês sobre a exploração espacial ou a vida na ISS e vão colocá-la aos astronautas. O tempo será um bocado limitado, entre 10 a 15 minutos. Depende do momento em que conseguirem captar o sinal”, explicou.
Os astronautas Já sabem a ordem das perguntas e os alunos não precisam de se apresentar, o que torna as coisas um pouco mais rápidas. “Também procuram sempre fazer uma pequena apresentação, dependendo do país ou dizer um olá em português”, disse a professora.
Estes alunos vão representar toda a comunidade escolar, que poderá assistir em direto ao contacto.