A aventura começou em 2003, quando o casal suíço Dario e Sabine Schworer partiu da Europa para percorrer os vários oceanos e continentes do mundo, utilizando apenas a energia eólica e de pedais nas suas deslocações. Já transmitiram a sua mensagem a f
[Foto: © Jen Lee]A aventura começou em 2003, quando o casal suíço Dario e Sabine Schworer partiu da Europa para percorrer os vários oceanos e continentes do mundo, utilizando apenas a energia eólica e de pedais nas suas deslocações. Já transmitiram a sua mensagem a favor da preservação ambiental em 47 países e, ao longo da jornada, tiveram três filhos.
Por onde têm passado, Dario e Sabine aproximam-se das populações e mostram-lhes como aproveitar os recursos naturais na produção energética e reciclar resíduos para a construção de casas. Mas apenas palavras não chegam: o casal já recolheu um total de 22 toneladas de lixo nos 47 países que já visitou; no Nepal, a iniciativa contou com a ajuda dos alunos de uma escola da região.
No entanto, as ações do casal não se ficam por aqui – Dario e Sabine pretendem subir à montanha mais alta de cada continente para espalharem pelo mundo uma simples mensagem: “Grandes feitos podem ser alcançados em plena harmonia com a Natureza”, afirma o casal em entrevista à CNN.
Entre a América do Sul, a Ásia e a Austrália, os suíços já contactaram com cerca de 45 mil crianças, às quais se dirigiram para promover a importância das energias alternativas e da reciclagem. No Equador mostraram que os raios solares podem ajudar na purificação da água e no Chile inspiraram uma pessoa a construir as fundações da sua casa a partir de garrafas de plástico recicladas.
No que toca aos seus três filhos, nascidos durante a aventura e com idades entre os cinco anos e os nove meses, a maior dificuldade é reunir um grupo de crianças com quem possam interagir e brincar. Mas os pequenos Sabine, Andri e Darwin já voltaram à sua casa na Suíça por diversas vezes para estarem com a restante família e serem assistidos em melhores condições médicas.
Atualmente em Katmandu, o casal planeia viajar de bicicleta até Xangai, onde farão uma apresentação na Exposição Mundial que lá decorre neste momento. Depois disso, o plano passa pelo trajeto marítimo no barco da família até à Tailândia e daí para África, com o intuito de chegarem ao Monte Kilimanjaro.