Os centros escolares de Joane, Ribeirão, Luís de Camões (futura designação da Escola Sede n.º 2, na cidade) e Telhado são os novos equipamentos que fazem parte de um plano de modernização do parque escolar do concelho.
Este plano inclui ainda os centros escolares de Louro e Antas, que em 2012 deverão ficar concluídos.
A construção destes seis centros escolares custou 15 milhões de euros, um investimento que o presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, considera “histórico” em matéria de educação no concelho.
O autarca disse à Lusa que os novos espaços têm “condições de excelência” defendendo que “para uma educação de qualidade, é preciso bons professores, mas também boas escolas”.
Nestas escolas, as salas de aula estão equipadas com materiais didácticos, haverá biblioteca, ciberteca, área de música, teatro, laboratórios, e outros espaços multifuncionais.
Na maioria dos casos, as crianças do ensino pré-escolar e o 1.º ciclo ficam na mesma escola, “o que é encarado como um factor de qualidade de vida para as famílias e para o desenvolvimento das próprias crianças”.
“Está tudo pronto para receber as crianças, já em setembro. Será uma mudança tranquila e que trará maior qualidade de vida às crianças, encarregados e de educação e professores”, afirmou Armindo Costa.