A Baía da Horta, na ilha do Faial, nos Açores, está oficialmente integrada na rede mundial das baías mais belas do mundo. A decisão foi comunicada esta semana, após a reunião do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, em Londres, à Câmara Municipal da Horta.
A distinção da Baía da Horta pela rede mundial das Baías Mais Belas do Mundo é “um motivo de satisfação, que trará maior notoriedade à Baía da Horta no contexto da rede mundial a que agora adere”, afirma no site oficial, João Azevedo e Castro, Presidente da Câmara Municipal da Horta.
Para o órgão municipal a “integração da Baía da Horta no Clube é o reconhecimento não só da beleza natural da enseada mas sobretudo da qualidade natural, histórica e cultural que a caracteriza”.
Com a existência desta distinção, o Clube das Mais Belas Baías do Mundo pretende salvaguardar o património natural das baías e regiões, preservar a sua identidade, respeitar os modos de vida, vivências e tradições das populações.
A organização pretende ainda acentuar a promoção do desenvolvimento económico local, sendo este sempre sustentado de acordo com os critérios adotados pela Unesco.
Apadrinhada pela Baía de Setúbal
A candidatura da Baía da Horta foi apadrinhada pela única baía portuguesa pertencente ao clube – a Baía de Setúbal.
Para a distinção da Baía, entre o leque de três dezenas de baías em todo o mundo, foi também “determinante a sustentabilidade paisagística e ambiental da baía e zonas envolventes, a sua correlação natural, comercial, cultural e turística com o Porto da Horta, a indiscutível preservação de toda a área e da ilha onde se situa, bem como a centralidade da baía no contexto do Atlântico”.
A entronização da Baía da Horta decorrerá em Setembro de 2012, no Congresso Mundial do Clube, que se realizará em Bodrum, na Turquia e em Patmos, na Grécia.
Clique AQUI para aceder ao site da Câmara Municipal da Horta.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]