Segunda cita a Lusa, o comité da UNESCO elogiou a típica música portuguesa como “um género de grande versatilidade poética e musical” com “um forte sentimento de pertença e ligação a Lisboa”.
Além de não apresentarem qualquer restrição à aprovação da candidatura, os peritos intitularam o fado como uma das sete melhores referências a concurso. No seu relatório, os especialistas elogiam a candidatura portuguesa e apontam-na como um exemplo de boas práticas a seguir por outros países na preparação de novas candidaturas.
O Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO vai proceder à votação entre os dias 22 e 29 de Novembro, em Bali na Indonésia. Nesta reunião presidida pelo professor Aman Wirakartakusumah, o comité vai examinar como tem corrido a implementação da convenção nos estados membros, assim como o estado dos elementos inscritos nas listas. Além disso, vai selecionar programas de apoio que salvaguardem as atividades em causa.
Recorde-se que Portugal apresentou a sua candidatura em Janeiro desde ano, numa cerimónia que decorreu no Teatro São Luiz, em Lisboa.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]