Merecedor de um número crescente de admiradores, o fado está cada vez mais "na moda" dentro e fora de Portugal. Desta vez, o destaque dado a este que é o género musical português por excelência chega pela voz da Euronews.
Merecedor de um número crescente de admiradores, o fado está cada vez mais “na moda” dentro e fora de Portugal. Desta vez, o destaque dado a este que é o género musical português por excelência chega pela voz da Euronews, que publicou, na sexta-feira, um artigo sobre a nova onda “fashion” do fado lisboeta.
O artigo, da autoria da jornalista portuguesa Elza Gonçalves, debruça-se sobre a “renovação” do conceito das casas de fado da capital portuguesa feita por jovens que se têm deixado encantar por este estilo musical e que têm, ao mesmo tempo, “reiventado a cozinha tradicional”, misturando-a com a música e “a arquitetura contemporânea e tradicional”.
“Por ter nascido depois da Revolução, cresci com a ideia de que o Fado era uma tradição fora de moda associada a um período negativo da História portuguesa, já que era o hino nacional da ditadura conservadora que controlou Portugal durante quase 40 anos”, escreve Elza Gonçalves.
Embora confesse nunca ter tido, no passado, vontade de entrar numa casa de fados – visto que todas pareciam “decoradas como se o século XX nunca tivesse existido” -, a autora do artigo revela que reconsiderou, aceitando que a sua geração “não poderia matar” este género musical, que continuou a existir independentemente da mudança de sistema político.
“As pessoas que costumavam cantá-lo no passado continuaram a fazê-lo e, ao longo do tempo, os jovens cantores também se apaixonaram por ele e começaram a renovar a tradição”, afirma a jornalista da Euronews, que destaca que a beleza da música e as letras “tocantes”.
Elza Gonçalves conta que acabou por se render, também ela, ao fado depois de uma ida ao café “Arcaz Velho”, em Lisboa, a primeira casa de fados onde entrou e uma prova viva de que as novas gerações estão empenhadas em adaptar este Património Imaterial aos tempos modernos.
“Fiquei totalmente seduzida”, partilha. “Os donos [do café] restauraram um velho edifício no bairro de Alfama e apostaram numa decoração sóbria, mas acolhedora”, descreve a jornalista, explicando que o local foi, em tempos, “uma padaria comunitária, albergando ainda um forno de pão do século XVII”.
Em jeito de conclusão, a repórter da Euronews defende que este estabelecimento lisboeta é um exemplo “de uma receita que, provavelmente, se manterá 'fashion' por muito tempo”, ajudando a perpetuar o amor por este género musical.
E que receita é essa? A resposta é simples: uma combinação de 30 minutos de fado “para refrescar a alma” com 30 minutos de silêncio “para encher o estômago” de iguarias como ovos com espargos, “salsichas deliciosas” e saladas acompanhadas de vinhos regionais.
Clique
AQUI para aceder ao artigo publicado pela Euronews (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz
Comentários
comentários