A Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acaba de anunciar o início da produção, nas instalações da instituição, de energia elétrica verde.
A Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acaba de anunciar o início da produção, nas instalações da instituição, de energia elétrica verde, que será transacionada com a EDP – Energias de Portugal. A energia está a ser gerada através de 600 painéis fotovoltaicos divididos pelo edifício central e pelo departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC.
Esta faculdade torna-se, assim, uma das primeiras instituições de ensino superior a produzir energia no âmbito dos contratos de minigeração de energia elétrica fotovoltaica.
Com os seus dois novos sistemas de painéis fotovoltaicos, a FCTUC, em colaboração com a empresa Ecowatt, espera produzir, anualmente, 260 MWh de energia, o que corresponde a um corte de 115 toneladas nas emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.
Os 200 painéis fotovoltaicos instalados no edifício central da FCTUC asseguram uma potência de 52kW e uma produção estimada anual de 82 MWh, permitindo evitar a emissão de 36 toneladas de de CO2 para a atmosfera.
Já os 400 painéis solares do edifício do departamento de Engenharia Mecânica (DEM) garantem uma potência de 100 kW e uma produção prevista de 178 MWh, o que permitirá reduzir em 79 toneladas as emissões poluentes.
De acordo com o diretor da FCTUC, Luís Neves, a aposta na produção de energia elétrica fotovoltaica “contribui para uma maior eficiência energética da instituição e para a redução das emissões globais nocivas ao ambiente, constituindo ainda uma oportunidade de facultar aos alunos da instituição contacto com um sistema de última geração”.
Comentários
comentários