A “+Fácil” foi desenvolvida com um 'interface' gráfico simplificado, o que a torna o telemóvel mais fácil de utilizar por parte de idosos.
A nova ferramenta, para além de facilitar a utilização do telemóvel, integra “um sistema de geolocalização que permite não só que a pessoa possa facilmente fazer um pedido de auxílio com o envio das suas coordenadas GPS, como permite que números autorizados possam solicitar a sua localização”, explicou Luís Figueiredo, coordenador do projeto, à agência Lusa.
“Esta aplicação foi desenvolvida tendo em conta as dificuldades das pessoas mais idosas na utilização de smartphones, bem como a necessidade de pessoas com algum grau de demência, como por exemplo com Alzheimer, necessitarem de ser localizadas”, explicou Luís Figueiredo.
O novo sistema, que serve de localizador GPS e de comunicador, permite também uma configuração que possibilita o atendimento automático de determinados números de telefone em alta voz.
“No caso das pessoas com Alzheimer, mesmo que os familiares lhes liguem, podem não ter a noção de que têm de pegar no telefone para atender. Por isso, essa funcionalidade de atender automaticamente determinados números é importante”, reconhece.
A aplicação ‘+Fácil’ foi desenvolvida pelo projeto MagicKey, em colaboração com alunas do curso de Design do IPG, que fizeram a parte gráfica.
O ‘+Fácil’ vai ser apresentado na Feira Portugal Maior, a realizar de 03 a 07 de dezembro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.