Para que haja uma maior adesão ao serviço, uma mensagem automática irá aparecer nos perfis individuais de todos os adolescentes que estão registados no Facebook, convidando-os a adicionar a nova aplicação, informa a agência Reuters.
Sempre que o “botão de segurança” seja acionado, o Facebook e o CEOP serão notificados. Ainda se desconhece, no entanto, quando é que a aplicação estará disponível para os utilizadores portugueses.
A iniciativa vem responder aos persistentes apelos da organização britânica CEOP – Child Exploitation and Online Protection Centre (Centro de Proteção contra a Exploração Infantil Online), que tem lutado para evitar a reincidência de casos como o de Ashleigh Hall, a jovem de 17 anos que foi raptada, violada e assassinada por um homem que se fez passar por adolescente no Facebook, e de quem a jovem se tinha tornado amiga.
“Um impedimento visível poderá proteger os jovens online”, afirmou à Reuters Jim Gamble, diretor-executivo da CEOP, que também já conseguiu acordos semelhantes com as redes sociais MySpace Bebo.
“Apenas através dos esforços constantes e concertados da indústria, polícia, pais e dos próprios jovens é que poderemos todos ficar a salvo online”, sublinha Joanna Shields, vice-presidente do Facebook para a Europa, Médio Oriente e África.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]