Os criadores pretendem com este tipo de entretenimento despertar nos jogadores a motivação de, no futuro, se tornarem agricultores.
O objetivo do jogo é “fazer compreender que a agricultura é uma atividade moderna produtora não só de alimentos como também de serviços ambientais”, explicou Tiago Domingos, professor do Instituto Superior Técnico na área do ambiente e um dos responsáveis pelo projeto, à agência Lusa.
O jogador tem o desafio de recuperar com sucesso económico e ecológico, uma propriedade abandonada e em mau estado. Além de produzir, tem de implementar medidas adequadas para a biodiversidade (sem as quais não obterá apoios públicos ou receitas de atividades como o ecoturismo) e para a qualidade do solo e dos recursos hídricos (sem a qual não conseguirá produzir).
As atividades refletem o dia a dia de uma exploração agrícola como lavrar, semear, gerir o gado, colher e vender os produtos agrícolas assim como candidatar-se a apoios públicos.
A quinta virtual foi concebido em conjunto pelo Instituto Superior Técnico (IST) e pela Biodroid (empresa portuguesa de jogos) em parceria com a Curiosidade Digital, empresa de design especialista em social media.
O projeto tem também a participação da Liga para a Proteção da Natureza e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).
Este é o segundo jogo inteiramente português a chegar ao Facebook. O primeiro, o BombExpress, foi criado em 2010 pela dJomba.
[Notícia sugerida por Francisco Santos]