Quando Eric Feng chegou a Sines depois de 18 mil km, alguém lhe roubou a bicicleta. Para que esta recordação triste não fosse a última da sua viagem a Portugal, um grupo nacional uniu-se com um propósito: devolver a bicicleta ao chinês.
Durante seis meses, o chinês Eric Feng pedalou até Lisboa para promover as energias limpas e homenagear dois navegadores históricos: o seu conterrâneo Zheng He e o português Infante D. Henrique. Porém, quando o ciclista chegou a Sines, alguém lhe roubou a bicicleta. Para que esta recordação triste não fosse a última da viagem de Feng a Portugal, um grupo nacional uniu-se com um propósito: devolver a bicicleta ao chinês.
por Catarina Ferreira
A iniciativa nasceu pela mãos da Pepper, empresa portuguesa de ativação de marca, logo em finais de Outubro, quando a aventura foi dada a conhecer. “Ficámos de imediato solidários com o Eric Feng, principalmente depois de descobrirmos os motivos que o levaram a pegar na bicicleta e a percorrer 18 mil quilómetros até Lisboa”, conta Pedro Machado Rodrigues, diretor-geral da companhia, em entrevista ao Boas Notícias.
No próprio dia foi criada, no Facebook, a página “Devolvam a bicicleta ao chinês”, com o objetivo, explica o responsável, de “dar um final diferente a esta estória e mostrar ao Eric que Portugal tem muito mais para oferecer do que uma memória infeliz”.
A reação das pessoas não podia ter sido melhor. Inicialmente, “achavam que se tratava apenas de uma brincadeira e comentavam o quanto a iniciativa já os tinha feito rir – um pouco também devido às publicações, sempre com uma pitada de humor”.
Porém, quando os utilizadores se aperceberam de que os mentores da ideia estavam mesmo empenhados em devolver a bicicleta a Feng, “começaram a chover mensagens de incentivo e não tardaram a chegar os contributos”. “Foi nesse momento que a Portugal Quality se juntou a nós” para “angariar produtos para um cabaz” que também será enviado para a China, recorda Pedro Machado Rodrigues.
Portanto, além, claro, da bicicleta – da marca portuguesa Órbita e que vai ser paga pela Pepper – vão também chegar, por exemplo, às mãos do ciclista “um Galo de Barcelos, enviado por um 'fã' da página que está na Noruega, um Castelo de Porto de Mós, uma caixa de produtos Prisca Gourmet ou Chocolates Regina”.
A estes presentes juntam-se ainda “embalagens de conservas gourmet da Propeixe, duas fotografias de Sines do fotógrafo Tiago Canhoto, um kit do Festival Músicas do Mundo enviado pela câmara de Sines e uma capa para telemóvel feita em burel enviada pelo Mundo ao Colo”, revela o diretor-geral.
De acordo com o responsável da Pepper, o próprio Eric Feng está a par da ideia e “mostrou-se bastante com a iniciativa, apesar de desconfiado a princípio”. “Somos, inclusive, amigos dele no Facebook e ele tornou-se fã das páginas do 'Chinês' e da Pepper. Sabe que vai receber uma bicicleta, mas o resto dos produtos creio que não”, afirma Pedro Machado Rodrigues.
Em breve, o ciclista chinês deverá, então, ter uma grande surpresa: não só uma nova companheira de viagem, como também uma série de produtos, cores, sabores e símbolos que caraterizam Portugal de Norte a Sul e dão a conhecer o que de melhor o país tem para oferecer.
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