A história de como nasceu e cresceu a rede social mais popular do mundo já é conhecida por muitos graças ao filme “A Rede Social”, lançado o ano passado, que conta em tom autobiográfico a origem do Facebook. Tudo começou com Mark Zuckerberg, e os seus colegas de quarto Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, na Universidade de Harvard, nos EUA.
De acordo com um dos colegas de Zuckerberg na altura o site foi criado apenas por diversão. Três anos depois o sucesso foi tal que as maiores empresas do mundo quiseram comprar o Facebook. Propostas que foram sempre recusadas pelo fundador e ainda atual proprietário Mark Zukerberg.
“Não é o dinheiro que está em causa”, explicou Zuckerberg que foi nomeado Pessoa do Ano pela Time, em 2010. “Para mim e para os meus colegas o mais importante foi criar um meio que oferecesse um fluxo de informação aberto a todos,”defendeu citado pelo site Silicon Republic.
O Facebook hoje em dia já provou ser um meio que revolucionou a forma como as pessoas interagem. Tal como o Twiter tornou-se um meio onde cada um escolhe disponibilizar informação sobre a sua vida mas também passou a ser uma plataforma de trabalho para empresários, artistas e empresas em geral que gozam assim de uma maior visibilidade.
Existem mais de 500 milhões de utilizadores na rede social que passam uma média de 700 minutos por mês no site, seja através do computador ou no telemóvel.