David Bernardo, presidente executivo da loja virtual HipXik, deparou-se com algumas dificuldades quando pretendia contratar profissionais para as áreas do marketing, assim como áreas relacionadas com e-commerce.
O empresário português disse à Agência Lusa que criou a página na rede social Facebook para um teste. Após a criação, não tardou muito e começaram a surgir os primeiros seguidores daquela página, mesmo sem qualquer divulgação oficial.
Com mais de 22 mil seguidores em apenas duas semanas, a página do Facebook “Empregos no Brasil para estrangeiros” criada por David Bernardo é um sucesso na internet.
“Está muito difícil contratar profissionais qualificados no Brasil. Os salários estão muito elevados, e a rotatividade das pessoas, como o mercado está aquecido, é muito grande”, sublinhou David Bernardo à Lusa.
De acordo David, são quatro as áreas mais promissoras para quem procura trabalho: engenharia, gestão de empresas, marketing em internet (em particular no e-commerce) e tecnologias da informação.
Do total de membros da comunidade, 90 por cento são portugueses, principalmente jovens entre 25 e 34 anos. Mais da metade dos interessados são mulheres.
Recolocação Profissional
O empresário foi também recebendo e-mails de portugueses que, devido à crise no seu país, queriam mudar-se para o Brasil. “Tive a ideia de criar uma página para permitir que essas pessoas e as empresas que precisam delas se encontrassem”, explica.
Sendo a página um sucesso, o empresário decidiu criar também uma empresa de recolocação profissional. Dos vários serviços existentes, a empresa terá serviços voltados principalmente para empresários que desejam fazer recrutamento em Portugal.
O objetivo é fazer parcerias com empresas portuguesas de recrutamento para selecionar os finalistas para a vaga sem que eles precisem sair de Portugal.
O serviço será gratuito para quem estiver à procura de emprego, embora as oportunidades estejam dependentes da necessidade das empresas.
David Bernardo não descuida os factores à volta de uma mudança de emprego e d país. Por isso, a empresa cuidará de burocracias e da adaptação do novo funcionário no Brasil, desde a obtenção do visto até à escola para os filhos. Os selecionados, terão que se comprometer a ficar um tempo mínimo no posto de trabalho.
Clique AQUI para aceder à página do Facebook.