“A SnapCity é uma app focada na comunicação online em tempo real entre turistas e a comunidade local ”, diz André Dias, cofundador do projeto.
Oferecendo um sistema de benefício mútuo e de total simplificação, a app destina-se a potenciar a experiência dos turistas e dar a oportunidade, aos locais, de ganharem algum dinheiro extra. O contacto entre os dois é realizado através de um chat online, onde o turista coloca as dúvidas que sentir necessárias e, no final, se estiver satisfeito com as recomendações que obteve, oferece uma gratificação (de 0€ a 50€) ao local que o ajudou.
Como surgiu?
A Snapcity surgiu da necessidade sentida por André Dias enquanto viajava pela Ásia. Ao invés de usar os habituais guias de viagem e websites com dicas para Turistas, resolveu usar a aplicação Tinder para falar diretamente com Locais e obter dicas e conselhos acerca das cidades por onde ia passando. De volta a Portugal e após partilhar a experiência com Manuel Figueiredo, os dois amigos fundam a SnapCity. Para o seu desenvolvimento técnico, a app contou com a colaboração de mais três jovens, finalistas de mestrado do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Jorge Veiga, João André e Miguel Amaral, que entraram como cofundadores.
De acordo com o Think with Google 2016, “o smartphone tornou-se a principal ferramenta de apoio à viagem”, sendo que mais de 50% da procura de informação acerca do destino é realizada através de dispositivos móveis. Todavia, a informação disponível nos websites, blogs de viagens e plataformas online leva a um imensurável tempo perdido a procurar e filtrar informação, sendo difícil distinguir a informação valiosa da publicidade enganosa. A SnapCity vem resolver o problema e revolucionar a forma como os Turistas chegam à informação, garantindo que a mesma é fornecida em tempo real e por pessoas reais que conhecem a cidade melhor que ninguém: os Locais, que através de um chat online passam a ser verdadeiros “guias de viagem virtuais” e ajudam os Turistas a viver a cidade de uma
forma genuína, como retrata o vídeo explicativo da app.
A partir de agora, a versão Android da Snapcity vai ligar os turistas a locais nas cidades de Lisboa e do Porto, esperando, até ao final do ano, consolidar os indicadores de tração e captar investimento para ativar o serviço nas principais capitais europeias, nomeadamente em Londres, Paris e Madrid.
https://www.youtube.com/watch?v=ehmFc70TsKc&feature=youtu.be