A fábrica sedeada em S. João da Madeira reconhece a importância da utilização do ColoarAdd em material didático para crianças, especialmente as mais novas, ainda a aprender as cores, já que “rapidamente se habituarão ao código, associando a cor ao símbolo inscrito em cada um dos lápis”, explica o diretor da fábrica, José Vieira, à agência Lusa.
Por isso, a Viarco vai desenvolver uma coleção de lápis de cor e de cera que integram o sistema gráfico de cores criado pelo designer português Miguel Neiva. Os produtos serão comercializados ainda este ano letivo e, numa primeira fase, apenas na loja online da fábrica.
As embalagens vão incluir uma espécie de instruções, “uma escala de cores com os respectivos símbolos para as cores primárias, e a sua multiplicação”, acrescentou o responsável.
E porque o preço é importante neste cenário de crise económica generalizada, José Vieira referiu que haverá uma diferença de custo entre uma caixa que tenha o ColorAdd e outra sem, “mas será sempre de cêntimos, não mais do que isso”.
Estes lápis de cor com o código estarão expostos de 19 a 25 de julho no pavilhão de Portugal na Expo Xangai 2010, na China, e farão parte da mostra “Design Portugal. Design para Um Mundo Melhor”, que visa apresentar produtos e projetos de autores e empresas nacionais que revelam princípios de sustentabilidade, preocupação de impacto ambiental, reutilização de materiais, inovação e claros contributos para a sociedade.