A prestigiada exposição com o trabalho premiado de 53 fotógrafos de 25 nacionalidades vai inaugurar esta quarta-feira, dia 30 de Abril, no Museu da Electricidade, Lisboa.
A prestigiada exposição com o trabalho premiado de 53 fotógrafos de 25 nacionalidades vai inaugurar esta quarta-feira, dia 30 de Abril, no Museu da Electricidade, Lisboa. A exposição World Press Photo pode ser vista até 24 de Maio, com as entradas no valor de dois euros.
Entre as fotografias premiadas vai estar exibida a foto vencedora da edição deste ano. Intitulada “Signal”, foi captada a 26 de Fevereiro de 2013 e publicada na revista National Geographic, onde o autor, John Stanmeyer, trabalha.
A imagem captada pelo fotógrafo norte-americano retrata migrantes africanos na costa de Djibouti a tentar apanhar a rede de telemóvel da vizinha Somália, onde as chamadas são mais baratas.
De acordo com a Fundação EDP, que organiza a exposição em parceria com a revista Visão, ao contrário dos anos anteriores, este ano as entradas vão ser pagas e revertem na totalidade a favor do projecto UMAD – Unidades Móveis de Apoio ao Domicilio, da Fundação Gil.
Mais de cinco mil fotógrafos concorrentes
O projeto UMAD, que começou em 2006, dá apoio a crianças em situação de doença aguda ou prolongada que permanecem internadas em hospitais, devido ao perigo de não lhes serem prestados os cuidados necessários em casa.
Concorreram à edição de 2014 da World Press Photo um total de 5.754 fotógrafos oriundos de 132 nacionalidades. O júri avaliou quase cem mil fotografias e distinguiu o trabalho de 53 fotógrafos de 25 nacionalidades.