“20 contra a SIDA” pretende angariar fundos para concretizar um projeto antigo da instituição: a aquisição de uma unidade móvel, para a qual são necessários cerca de 40 mil euros.
Para isso, a LPCS conta com os donativos ou a inscrição de novos sócios, mas também com a venda das obras da exposição, em que metade do valor de venda reverterá a favor da Liga.
Na primeira exposição, em 2009, a instituição reuniu cerca de cinco mil euros mas em 2010 conseguiu apenas mil.
“Eu acredito na solidariedade que ainda existe em Portugal e que vamos conseguir atingir os objetivos e comprar a nossa unidade móvel para assim concretizarmos as nossas valências, as nossas respostas sociais”, sublinhou a presidente da Liga, Eugénia Saraiva, à Agência Lusa.
É importante “colocar na agenda de todos nós esta palavra SIDA que ainda é, para muitos, mais do que um 'vírus doença' um 'vírus social'”, acrescentou a presidente.
A exposição poderá ser visitada até 15 de julho, na Cordoaria Nacional, em Lisboa. Vão estar patentes peças de pintura, escultura, cerâmica e artes plásticas de nomes como João Cutileiro, Cargaleiro, Eduardo Nery, João Feijó, José Dominguez, José Rodrigues, Júlio Pomar, Júlio Quaresma, Júlio Resende, Malangatana, Manuel, Onik Saharian, Paulo Óscar, Rui Filipe Lopes, Sofia Areal, Teresa Frazão, Vasco D’Orey Bobone, Joana Vasconcelos e Pedro Cabrita Reis.