No texto do catálogo, Monika Osvald explica que Manuel d´Olivares “mudou de casa várias vezes, desde pequeno” e que, por isso, na exposição “LCL-less than a Container Load”, o artista “apresenta objetos que mostram, em síntese, o processo das mudanças de residência e, ao mesmo tempo, revelam os estados de ânimo ligados a um evento importante como esse”.
Mudar de casa é deixar para trás uma parte da nossa história, pessoas queridas, o lugar com as suas expetativas. Para além da mobília e dos objetos pessoais, levamos recordações que se despertam quando abrimos os caixotes no novo lugar. Nesta exposição, Manuel d´Olivares quer fixar esse instante.
Mais do que pinturas, estas obras são objetos pictóricos, que saem das paredes, envolvendo os contentores/caixas ou os objetos amolgados, adquirindo assim uma componente no espaço. No entanto, estas peças permanecem no campo da pintura, não comunicando com a linguagem da escultura ou das instalações, mas com os meios expressivos próprios da arte pictórica.
Os contentores, caixas e os objetos amolgados foram, também, postos de maneira mais ou menos casual no espaço, em vez de pendurados na parede como quadros, fazendo surgir uma outra mensagem diferente e mais direta.