De acordo com Instituto Nacional de Estatística (INE), as estatísticas do comércio internacional mostram que o aumento das exportações que se registou, sobretudo no mês de Abril e face a 2012, resulta “da evolução quer do comércio intra-UE quer do extra-UE, registando-se aumentos na totalidade dos grupos de produtos”.
Contudo, o INE refere que “a aceleração das exportações e das importações se deve, em parte, ao efeito de calendário pois, em 2013, a Páscoa celebrou-se em Março e não em Abril, como aconteceu em 2012” pelo que as trocas comerciais desse período foram antecipadas.
Dos grupos que revelaram maior crescimento das exportações no mês de Abril, o INE destaca o grupo dos combustíveis minerais (impulsionado pela produção de uma nova unidade de refinação) e o grupo dos produtos alimentares.
Ainda em comparação com o ano anterior, o INE salienta também uma redução de 2,7 por cento nas importações entre Fevereiro e Abril. No entanto, este cenário positivo acabou por se inverter ao longo do mês de Abril, com um aumento de cerca de 9 por cento.
Pode consultar o relatório do INE AQUI.