Os valores foram divulgados pelo Fórum Macau para Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e fazem parte de um documento sobre o volume de trocas comerciais entre estes países e a China durante os últimos nove meses.
“As importações da China aos Países de Língua Portuguesa somaram 57.618 milhões de dólares, um aumento de 23% face ao mesmo período de 2010, enquanto as exportações da China para os Países de Língua Portuguesa somaram 28.809 milhões de dólares, um aumento de 34%, face ao mesmo período de 2010”, lê-se no comunicado do Fórum
As exportações para a China cresceram no Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, tendo sido Cabo Verde o país em que o valor mais aumentou, para uns admiráveis 612 %. Do lado oposto ficaram Angola, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, cujas exportações registaram valores negativos.
Portugal destacou-se pela positiva no grupo. As exportações portuguesas para a China cresceram 49,5 por cento nos primeiros nove meses de 2011, acumulando um valor superior ao total do ano anterior, indica a Lusa.
Também as importações portuguesas da China aumentaram, para os 2,1 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros), um crescimento de 15,99% face ao mesmo período de 2010.
[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]