As exportações de Portugal para a China entre Janeiro e Novembro de 2012 aumentaram 34,39% face ao igual período do ano anterior. Os dados da alfândega chinesa revelam ainda um aumento das trocas comerciais entre a China e os países lusófonos.
As exportações de Portugal para a China entre Janeiro e Novembro de 2012 aumentaram 34,39% face ao igual período do ano anterior. Os dados da alfândega chinesa divulgados esta segunda-feira revelam ainda um aumento das trocas comerciais entre a China e os países lusófonos, que cresceram 9,7%.
As estatísticas dadas a conhecer pelo Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum Macau mostram que a segunda maior economia do mundo comprou aos países lusófonos, nos 11 meses do ano transato mencionados, produtos no valor de 61,7 mil milhões de euros, mais 11,86% do que no período homólogo de 2011.
Por sua vez, a China exportou para os países de língua portuguesa um total de 28,4 mil milhões de euros em produtos, valor que representa um aumento de 5,31% em relação aos primeiros meses do ano em causa.
As trocas comerciais entre a China e Portugal, o seu terceiro maior parceiro, cresceram 1,75% para 2,8 mil milhões de euros. Pequim vendeu a Lisboa produtos no valor de 1,7 mil milhões de euros, menos 11,47% do que nos primeiros 11 meses de 2011, ao passo que Portugal exportou, até Novembro do ano passado, mais 34,39%.
Os dados divulgados comprovam que o Brasil continua a ser o principal parceiro económico da China, com um volume de trocas comerciais de 60 mil milhões de euros, mais 0,66% do que em 2011. Já Angola manteve-se como o segundo maior parceiro chinês, registando-se um aumento de 37,73% nas trocas comerciais entre os dois países.
Saliente-se que a China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que criou o Fórum Macau.