As exportações da indústria têxtil e do vestuário (ITV) portuguesa aumentaram 10% entre Janeiro e Julho. As vendas para o exterior superaram os 2.810 milhões de euros e representam já 10% do total das exportações nacionais.
As exportações da indústria têxtil e do vestuário (ITV) portuguesa aumentaram 10% entre Janeiro e Julho face ao período homólogo de 2013. As vendas para o exterior superaram, nos primeiros sete meses do ano, os 2.810 milhões de euros e representam já 10% do total das exportações nacionais.
Os dados foram revelados esta quarta-feira pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), que, em comunicado, reporta um crescimento de 11,4% das exportações de vestuário, de 9,2% das de produtos têxteis (exceto têxteis-lar) e de 5,6% das de têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados.
A associação destaca “o crescimento das exportações de pastas, feltros e artigos de cordoaria, considerados artigos têxteis técnicos, com um aumento de 27 milhões de euros exportados, valor equivalente a uma taxa de crescimento de 19%, tendo sido o grupo de produtos de matérias têxteis que mais dinamismo evidenciou”.
Quanto aos principais países clientes da indústria têxtil e do vestuário nacional, Espanha, França, Reino Unido e EUA reforçaram, todos eles, a sua importância face a 2013, com crescimentos entre os 11% e os 14,7%. De acordo com a ATP, Espanha liderou a subida, com 14,7%, ao passo que as vendas para França aumentaram 12,9%, para o Reino Unido cresceram 11% e para os EUA beneficiaram de um incremento de 13,7%.
Os responsáveis do setor salientam ainda as “taxas de crescimento assinaláveis” registadas em países como Angola, Suécia, Noruega, Polónia, Áustria e Roménia, que motivaram uma subida da respetiva posição destas nações no 'ranking' dos principais importadores de têxteis portugueses.
Os números da ATP indicam que as vendas para Angola aumentaram 20,9%, enquanto para a Suécia subiram 14,2%, para a Noruega 56,6%, para a Polónia 34%, para a Áustria 11,7% e para a Roménia 24,3%.
No final de julho, a balança comercial da ITV portuguesa apresentava um saldo positivo de 728,21 milhões de euros, 9,3% acima do período homólogo de 2013, acrescenta a associação.
Até final de 2014, a ATP prevê que o setor têxtil e de vestuário nacional ultrapasse os 4.500 milhões de euros de exportações e os 1.200 milhões de euros de saldo positivo da balança comercial.