Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o volume das vendas do setor do calçado já supera as exportações totais do país, que no primeiro trimestre de 2011 subiram 17 por cento. Nestes três meses, as exportações do setor atingiram um valor total de 408 milhões de euros.
A APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado) explica, em comunicado enviado ao Boas Notícias, que este aumento das exportações se deve à “aposta na promoção internacional” que tem sido feita, através da participação em feiras e de uma campanha de promoção do calçado português à escala mundial.
“Está a ser promovida uma campanha de imagem em todo o mundo que procura tornar a indústria portuguesa numa das grandes referências na cena competitiva internacional”, explica a associação que nos últimos 3 anos participou em mais de 70 ações promocionais em cerca de 40 países.
Em Portugal o setor do calçado emprega 32.738 trabalhadores nas 1.354 empresas existentes, sendo que 95% da sua produção se destina à exportação com vendas de 1.300 milhões por ano.