As exportações, em valor, de vinhos portugueses para os EUA cresceram 15% entre Janeiro e Outubro de 2012 face ao mesmo período do ano anterior. Ao longo destes meses, Portugal exportou vinhos no valor de 22,782 milhões de euros.
As exportações, em valor, de vinhos portugueses para os EUA cresceram 15% entre Janeiro e Outubro de 2012 face ao mesmo período do ano anterior. Ao longo destes meses, Portugal exportou vinhos no valor de 22,782 milhões de euros, sendo que, em 2011, o número se tinha ficado pelos 19,842 milhões.
A informação foi avançada pela ViniPortugal que revelou que, em termos de volume, o aumento não foi tão significativo, tendo-se ficado pelos 8% (8,3 milhões de litros em 2011 contra 8,2 milhões em 2012).
“Os EUA são a nossa principal prioridade”, admitiu, em declarações à Lusa, o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, que participou na ação promocional “Os 50 Melhores Vinhos Portugueses por Doug Frost” que aconteceu na passada quinta-feira, em Nova Iorque.
“Apostamos nos Estados Unidos porque têm um grande potencial de consumo, mas, sobretudo, porque hoje são a grande montra da cena internacional dos vinhos”, afirmou o dirigente. “Entendemos que tudo o que fizermos de bom nos EUA terá impacto nos outros mercados”, acrescentou.
A ViniPortugal reúne profissionais da indústria do vinho e tem um orçamento anual para promoção de 7 milhões de euros, sendo um terço desse valor dedicado aos EUA e Canadá, segundo o seu presidente.
Estes valores de exportação não incluem o Vinho do Porto, cuja promoção é da responsabilidade exclusiva do Instituto do Vinho do Douro e Porto (IVDP).