O governo português assinou, esta segunda-feira, um contrato para o projeto de extração de petróleo ou gás, em Alcobaça, com a empresa canadiana Mohave Oil & Gas Corporation e a Galp Energia. Este acordo irá permitir criar cerca de 200 postos de trabalhos diretos e 1.400 indiretos, anunciaram os responsáveis.
O projeto, que ao longo dos próximos cinco anos representará um investimento de 230 milhões, prevê a extração de hidrocarbonetos – petróleo ou gás natural e a criação de, pelo menos, 200 postos de trabalho diretos. No entanto, o executivo português espera que este investimento gere mais de 1.400 postos de trabalho indiretos.
A cerimónia de assinatura decorreu em Alcobaça e foi presidida pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira que destacou a importância deste acordo, sublinhando que além de desenvolver os recursos naturais vai dinamizar a região criando emprego.
Este contrato vem no seguimento das fortes suspeitas de que há reservas de gás, na zona Aljubarrota, no entanto, o grande propósito da exploração é encontrar petróleo.
Nos próximos 50 dias, a empresa canadiana irá executar um processo de prospeção de gás. Na eventualidade de encontrarem quantidade suficiente de hidrocarbonetos que justifique a exploração, o projeto avançará.
A celebração deste contrato representa uma mudança na política económica portuguesa, pois é a primeira vez que um plano desta natureza é aprovado.