A Fundação Portugal Telecom associou ao projeto de ensino da Khan Academy (EUA) e lançou um projeto educativo online com conteúdos de matemática, física, química e biologia em português.
A Fundação Portugal Telecom associou-se ao famoso projeto de ensino da Khan Academy (EUA) e lançou, esta semana, um projeto educativo na Internet que vai oferecer conteúdos de matemática, física, química e biologia em português.
O projeto já está online com 70 vídeos de matemática mas o objetivo é lançar, até ao fim do ano, cerca de 400 vídeos, numa lógica de acesso multiplataforma e presença em África (Cabo Verde, Moçambique e Angola) e Timor-Leste.
Os conteúdos, produzidos pela Khan Academy, estavam originalmente em inglês e, através de uma parceria com esta organização sem fins lucrativos, a Fundação PT está a adaptá-los para a língua portuguesa. Para isso, conta com a certificação da Sociedade Portuguesa de Matemática.
O projeto decidiu arrancar com vídeos na área da matemática uma vez que esta “disciplina é vista como crítica para potenciar o desenvolvimento futuro das crianças e jovens”, explica a Fundação PT em comunicado de imprensa.
O projeto será alargado, progressivamente, a outras áreas e, em 2014, serão disponibilizados 800 vídeos de matemática, física, química e biologia.
Khan Academy: um projeto de sucesso
O projeto será alargado, progressivamente, a outras áreas e, em 2014, serão disponibilizados 800 vídeos de matemática, física, química e biologia.
Os conteúdos estão acessíveis numa lógica de multiplataforma através do computador, telemóvel e 'tablet' e que podem ser acedidos gratuitamente online.
Khan Academy: um projeto de sucesso
Os 2.200 quilómetros que separavam Salman Khan de um elemento da família ditaram o sucesso de um projeto Khan Academy. Engenheiro Eletrotécnico do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Salmam Khan queria ajudar uma prima sua a aprender mais sobre matemática, tal como foi divulgado pelo Boas Notícias.
Perante a distância que os separava, decidiu produzir pequenos vídeos explicativos, de linguagem acessível, e disponibilizou-os através do Youtube. Os vídeos tornaram-se virais e rapidamente milhares de jovens começaram a visualizá-los e a partilhá-los. Crescia desta forma um projeto social.
Em 2006, Salman Khan criou a organização Khan Academy que atualmente possui um repositório com 4.000 vídeos com exemplificação gráfica, 370 exercícios práticos e 225 milhões de lições dadas, nas áreas de matemática, ciência, física, química, ciência computacional, história, humanidades e economia.
Clique AQUI para aceder à nova plataforma educativa.