Bruno Barbas, residente no Porto, transformou-se num explicador do século XXI: em vez de receber os estudantes em casa, entra no quarto dos alunos graças às novas tecnologias e já tem na sua carteira de explicandos alunos da Madeira, dos Açores e do Algarve.
Para Bruno Barbas, a experiência de explicar as matérias à distância começou no site http://www.tiraduvidas.eu onde estão inscritos 46.157 alunos e mais de cinco mil professores.
Ali, podem-se tirar dúvidas a mais de 300 disciplinas de todos os níveis de ensino. Em vez de uma mensalidade fixa, as dúvidas pagam-se ao minuto, havendo módulos de 5,10, 20 e 30 minutos.
Bruno Barbas era um dos professores do “Tiradúvidas”, mas acabou por abandonar o site para criar o seu próprio negócio na Internet. No blog http://www.explicacoes-online.blogspot.com/ ensina Matemática a estudantes de todo o país sem nunca sair do conforto da sua casa, mas ainda mantém alguns alunos que à hora marcada lhe tocam à campainha para uma explicação presencial, à moda antiga.
O percurso de Vítor Pereira é parecido: começou a ensinar em casa há sete anos, até que um dia teve “um feeeling” que a Internet podia ser uma boa opção. Criou o site www.explicamat.pt há dois anos e neste momento está a preparar 30 alunos para o exame nacional de Matemática.
“As explicações através da net são muito mais baratas e mais cómodas. Por exemplo, cada módulo para o exame nacional de Matemática custa 30 euros e o 12.º ano completo são apenas quatro módulos”, sublinha à Lusa o professor, que está a preparar 48 aulas que pretende disponibilizar gratuitamente no site.
Rui Martins, responsável da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação, tem alguns receios sobre o uso da Internet, mas reconhece as vantagens das explicações virtuais: “É mais barato e pode-se tirar dúvidas a qualquer altura e em qualquer local”.
A maioria das explicações faz-se através de salas de conversação ou mesmo trocando e-mails, mas a webcam também começa a ser cada vez mais usada. Vítor Pereira diz que através da imagem “as explicações ganham um entusiasmo maior”.