Em Santa Margarida, no maior campo de treino do exército, uma mulher comanda um esquadrão de sessenta homens. A capitão Elisabete Silva, 30 anos, é a primeira mulher a comandar um esquadrão de cavalaria especial em Portugal, avança a RTP.
Em Santa Margarida, no maior campo de treino do exército, uma mulher comanda um esquadrão de sessenta homens. A capitão Elisabete Silva, 30 anos, é a primeira mulher a comandar um esquadrão de cavalaria especial em Portugal, avança a RTP.Elisabete é responsável por 60 militares e por 14 veículos Leopard. Estes carros estão no exército português há dois anos e são a última geração de carros de combate. Cada um pesa sessenta toneladas, atingem 70 quilómetros por hora e têm autonomia de 600 quilómetros.
Elisabete foi para a academia com 17 anos e já fez duas missões nos Balcãs ao serviço da NATO. Há um ano e meio, Elisabete teve o primeiro filho. Uma nova realidade que admite ser difícil de gerir. “Ser militar implica uma disponibilidade total, e ser mãe também implica disponibilidade total para o filho, e isso cria um conflito”, confessa em declarações à RTP.
No entanto, Elisabete tem conseguido conciliar as duas funções e os seus superiores, como disse o Major Miguel Freire à televisão pública, admitem que, em breve, poderá desempenhar funções de Estado Maior.
[Notícia atualizada a 03/01/2011 às 16:14]