O exercício aeróbico é a melhor alternativa para quem quer queimar gorduras. A conclusão é de um grupo de investigadores da Universidade de Duke, nos EUA, que comparou os resultados dos exercícios aeróbicos, do treino de resistência e de uma combinaç
O exercício aeróbico é a melhor alternativa para quem quer queimar gorduras. A conclusão é de um grupo de investigadores da Universidade de Duke, nos EUA, que comparou os resultados dos exercícios aeróbicos, do treino de resistência e de uma combinação dos dois.
“Dado que cerca de dois terços dos adultos nos Estados Unidos estão acima do peso, queremos oferecer recomendações de exercícios baseadas em resultados claros, que ajudem, de facto, as pessoas a perder peso e gordura corporal”, explica Leslie H. Willis, autora principal do estudo, em comunicado.
Para o fazer, os investigadores deram início ao maior ensaio clínico aleatório já realizado com o objetivo de analisar as mudanças produzidas no corpo de adultos obesos ou com excesso de peso (e sem diabetes) por estas três formas diferentes de exercício e concluíram que o exercício aeróbico – que inclui corridas, caminhadas e natação – é o mais eficiente para quem quer perder peso.
Recentemente, vários estudos têm sugerido que o treino de resistência, que inclui, por exemplo, o levantamento de pesos, para construir e manter a massa muscular, pode também ajudar a emagrecer. No entanto, embora tenha mostrado que este tipo de exercício melhora o controlo dos níveis de glicose no sangue, os efeitos positivos na massa gorda detetados por este estudo foram inconclusivos.
Os investigadores recrutaram 234 adultos obesos ou com excesso de peso, que foram divididos em três grupos: um dos grupos fez treino de resistência durante três dias por semana, outro fez exercício aeróbico e o último fez uma combinação de resistência e exercício aeróbico.
Exercício aeróbico mais eficaz que a combinação com a resistência
O estudo, publicado este mês na revista científica Journal of Applied Physiology, mostrou que os grupos que fizeram treino aeróbico e que combinaram o exercício aeróbico com os exercícios de resistência perderam mais peso do que aqueles que apenas fizeram treino de resistência. Este último grupo, aliás, aumentou mesmo de peso devido a um aumento da massa corporal.
O exercício aeróbico mostrou ser a melhor forma para queimar a gordura corporal: o grupo que fez os referidos exercícios gastou, em média, 133 minutos por semana a exercitar-se e perdeu peso, ao passo que o grupo da resistência, que precisou de 180 minutos de exercício por semana, não viu quaisquer resultados.
Já os voluntários que combinaram os dois tipos de exercício conseguiram, também, perder peso, mas esta perda não foi tão significativa como a que se verificou naqueles que apenas fizeram exclusivamente exercícios aeróbicos.
“Nenhum tipo de exercício é o ideal para todos os propósitos”, salienta Willis, acrescentando, no entanto, que “pode estar na altura de considerar a ideia do senso comum que defende que o treino de resistência, por si próprio, consegue induzir mudanças na massa corporal ou na massa gorda devido a um aumento do metabolismo”.
A investigadora destaca ainda que as recomendações de exercícios devem ser feitas tendo em conta a idade: para os adultos mais velhos, a resistência pode ser benéfica, mas para os adultos jovens ou aqueles que procuram perder peso, o treino aeróbico é a melhor opção.
Clique AQUI para aceder ao resumo do estudo (em inglês).