O projeto intitula-se “Montes Isolados — concelho de Reguengos de Monsaraz” e resulta de uma parceria entre o município e a organização não-governamental (ONG) Médicos do Mundo, com o propósito de prestar serviços médicos e de intervenção social a idosos que se encontrem isolados e não tenham facilidade em se deslocar às unidades hospitalares concelhias.
De acordo com a autarquia, citada pela agência Lusa, este serviço será oferecido através de uma Unidade Móvel de Saúde dos Médicos do Mundo, que irá de porta em porta assistir os habitantes mais velhos da região.
Da equipa que integrará a Unidade Móvel de Saúde farão parte militares da GNR, dois profissionais de saúde da ONG e um técnico do município especializado na área de intervenção social.
A par da circulação desta unidade móvel, vai também ser realizado um levantamento sistemático das condições sociais e de saúde em que vivem os idosos que serão assistidos por este projeto, de forma a perceber quais as maiores necessidades desta franja da população.
A “campanha de educação para a saúde personalizada, através do aconselhamento individual, a casais ou em família, com base nas necessidades identificadas antes e durante o projeto” também fará parte deste plano de prestação de cuidados, concorrendo para uma melhor gestão da saúde dos idosos.
“Vai existir uma partilha de recursos, pois uma visita da GNR pode servir para recolher dados dos quais a ação social ou o centro de Saúde necessitem, evitando a deslocação do idoso ou do técnico”, salienta a câmara, que pretende com esta colaboração, criar redes locais informais nas áreas da saúde, da sociedade e da segurança.