37 cães abandonados salvos pelo Canil Municipal de Évora transformaram-se, por um dia, em modelos fotográficos para dar vida a uma exposição de incentivo à adoção de animais.
37 cães abandonados salvos pelo Canil Municipal de Évora transformaram-se, por um dia, em modelos fotográficos para dar vida a uma exposição de incentivo à adoção de animais. O resultado da experiência é uma mostra que vai estar patente, em Abril, no Palácio D. Manuel, naquela cidade alentejana.
As fotografias da exposição “Fiel Para a Vida… Adote com o Coração” foram captadas pela lente de Carlos Neves, fotógrafo do gabinete de comunicação da autarquia eborense, que visitou o canil e, usando o “estúdio ali improvisado”, captou o carinho partilhado por estes cães com funcionários e voluntários.
“O trabalho acabou por ser muito gratificante, já que os 'amiguinhos' de quatro patas colaboraram de uma forma exemplar, quase como se percebessem que poderá estar ali o seu passaporte para um novo lar”, conta o fotógrafo, citado num comunicado da autarquia.
De acordo com Carlos Neves, a mostra, “apadrinhada” pelo cantor Mikkel Solnado, que adotou uma cadela daquele canil, pretende sensibilizar para a felicidade que a presença de um animal pode trazer a um lar. “As fotografias procuram enfatizar o binómio cão-homem e o amor incondicional que os animais têm disponível”, realça o autor das fotografias.
© Carlos Neves/CM Évora
Esta exposição fotográfica é da responsabilidade do “Projeto Fiel”, iniciativa do Serviço Veterinário Municipal da Câmara Municipal de Évora que pretende alterar comportamentos e mentalidades relativamente aos animais de companhia, em especial aos cães e aos gatos.
O projeto tem também como propósito “resolver, a longo-prazo, problemáticas crescentes como o abandono, a circulação em permanência de animais nas ruas, o problema dos dejetos, saúde e bem-estar animal, para uma melhoria no enquadramento do animal de companhia na sociedade, explica a veterinária municipal, Ana Margarida Câmara, no mesmo comunicado.
“A iniciativa promove ainda a adoção dos animais do canil municipal de forma informada e responsável, como chave para a minimização do problema da sobrepopulação de animais, quebrando o ciclo de adoção irresponsável, ou seja, o abandono”, finaliza a responsável.
Atualmente, o Canil Municipal de Évora tem 43 cães à espera de uma nova família.
Clique AQUI para saber mais sobre a exposição.