A Câmara Municipal de Évora quer contratar até 63 professores para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas escolas do 1.º ciclo do concelho.
A Câmara Municipal de Évora quer contratar até 63 professores para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas escolas do 1.º ciclo do concelho, estando prevista a entrada de mais 16 profissionais em relação ao ano letivo anterior.
Em declarações à Lusa, Élia Mira, vice-presidente do município, revelou que, no próximo ano letivo, vão ser “seguramente necessários” para 55 técnicos para o funcionamento das AEC.
Élia Mira adiantou, contudo, que podem vir a ser também contratados até 63 professores, uma vez que o pedido de abertura do concurso, já aprovado pela assembleia municipal, tem uma folga de oito técnicos para responder em casa de necessidade.
Segundo a responsável, a necessidade de contratação de mais docentes não tem a ver com a existência de maior oferta ou mais horas, mas sim com o facto de “os agrupamentos de escolas não terem permitido uma maior flexibilização dos horários das AEC”.
“Os agrupamentos mostraram-se, este ano, completamente indisponíveis para flexibilizar mais do que duas horas”, lamenta Élia Mira, também vereadora com o pelouro da Educação, acrescentando que esta situação provoca “uma redução no número de horas de cada um dos técnicos contratados”.
Ciências experimentais, ensino da música e expressão dramática são as “novas ofertas” para o próximo ano letivo, refere a responsável. As restantes disciplinas, entre as quais inglês, atividade física, hip-hop, jogos matemáticos e oralidades, irão manter-se à semelhança do ano passado.
As novas AEC são “uma resposta” às necessidades manifestadas numa avaliação feita pelo município ao longo do anterior ano letivo, em que foram ouvidos os encarregados de educação, pais, alunos e professores, conclui Élia Mira.
A Câmara de Évora assegura que os encargos com o recrutamento dos técnicos estão previstos em orçamento e são suportados integralmente pelo Ministério da Educação e Ciência através da transferência de verbas para o município.