Não foi só em Portugal que a notícia da morte de Eusébio marcou as machetes dos meios de comunicação social. O choque espalhou-se pelos quatro cantos do mundo e transformou o luto nacional num conteúdo noticioso altamente produzido a nível internacio
Não foi só em Portugal que a notícia da morte de Eusébio marcou as machetes dos meios de comunicação social. O choque espalhou-se pelos quatro cantos do mundo e transformou o luto nacional num conteúdo noticioso altamente produzido a nível internacional.
Prova disso é o estudo levado a cabo por uma empresa de serviços e 'software' de pesquisa, monitorização e análise de media. O mesmo quis apurar quais os países onde foram elaborados mais conteúdos relativos à morte da 'pantera negra', tendo contado, no total, 24.857 em todo o mundo ao longo dos dias 5 e 6 de Janeiro de 2014.
Desses cerca de 25.000 conteúdos, 5.300 foram produzidos em Portugal, sendo que os restantes 19.500 se distribuiram pela comunicação social de 116 países diferentes. Destaque para o Reino Unido e Espanha onde o volume de informação relativa à morte do 'King' quase atingiu os 2.000 contéúdos produzidos. Na Alemanha, os dados apontam para 1.377, Itália 1.252, França 1.019 e Brasil 987.
A Cision, empresa responsável pelo estudo, monitoriza diariamente mais de 85.000 sites de informação online internacionais, contando ainda com um sistema de Social Media que recolhe informação relativa a comentários nas redes sociais e que está ligado às principais redes sociais.
Esta ferramenta permitiu detetar que a palavra 'Eusébio' foi mencionada em mais de 411.000 interações em diversas línguas, nomeadamente português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Foram também encontradas referências em línguas menos expetáveis como, por exemplo, dinamarquês, finlandês, polaco, russo e japonês.