Videntes que ajudam os cegos através de videochamadas com tarefas quotidianas; jovens que “adotam” idosos; e tradutores que oferecem serviços através de telefones inteligentes, rompendo barreiras linguísticas. Estes são apenas três temas dos projetos vencedores do European Youth Award 2016.
O júri internacional do EYA 2016 – um concurso pan-europeu para jovens empreendedores sociais digitais – selecionou os 13 projetos com maior impacto social.
Na categoria “Healthy Life” destacaram-se o Be My Eyes, DayCape e Mira. Na categoria “Smart Learning” o destaque foi para os projetos Animal Hero Universe e Unimersiv. Na categoria “Connecting Cultures”, foi o VEASYT Live! o vencedor. Na categoria “Go Green”, Fresh.land e HAIZE foram os escolhidos pelo júri. Na categoria “Active Citizenship”, a AdoptGrandFather.org e a FreeCom foram as que mais se destacaram. A Poslonaut/HireApp recebeu o galardão na área “Money Matters”. A Refugeeswork.at foi reconhecida na área “Special Category” e a The Machine to Be Another ficou com o “Know Award”.
Sohvi Sirkesalo, um dos jurados, afirmou que: “a diversidade dos projetos impressionou-me. Fiquei muito feliz em trabalhar numa equipa de especialistas de toda a Europa. Foi uma experiência enriquecedora porque cada membro do júri teve um fundo de negócios diferente e eu gostei do bom equilíbrio entre países, sexo e idade “.
Os projetos vencedores são provenientes de oito países europeus distintos: Dinamarca (dois), Espanha (três), Alemanha, Itália, Suécia, França, Sérvia e Roménia.
Os vencedores do EYA beneficiarão de um programa de mentoria de três meses e serão reconhecidos e homenageados no palco internacional do EYA no Winners Event (Festival EYA), que decorre em Graz, na Áustria, de 30 de novembro a 3 de dezembro e do qual a i9 magazine é media partner.
O conteúdo European Youth Award 2016 seleciona os projetos digitais com mais impacto na sociedade aparece primeiro em i9 magazine.