O projeto EuroVelo consiste numa rede de 14 ciclovias, em 42 países, que, em 2020, deverá alcançar uma extensão total de 70 mil quilómetros, unindo todo o continente europeu. Em Julho foi aprovada uma extensão da Rota Atlântica que vai passar a cobri
O projeto EuroVelo consiste numa rede de 14 ciclovias, em 42 países, que, em 2020, deverá alcançar uma extensão total de 70 mil quilómetros, unindo todo o continente europeu. Em Julho foi aprovada uma extensão da Rota Atlântica que vai passar a cobrir todo o litoral de Portugal.
De acordo com um comunicado da European Cyclists’ Federation (ECF), entidade que coordena o projeto, as mais recentes extensões da rede vão ser construídas, até ao final de 2015, ao longo da costa portuguesa e da Islândia, sendo que haverá ainda uma nova rota que vai acompanhar o rio Ródano, entre a Suíça e a França.
De três em três anos, o EuroVelo aceita novas propostas de ciclovias. A próxima fase de candidaturas vai acontecer em Dezembro de 2016. As rotas construídas terão de obedecer a uma série de parâmetros definidos pela EuroVelo para integrarem a rede e receberem o selo de garantia.
A rede EuroVelo conta com financiamento comunitário e tem vindo a mapear as ciclovias num mapa interativo que divide as rotas por temas. Por exemplo, a Rota n.º13, da Cortina de Ferro, na Alemanha, é a mais longa das ciclovias já aprovadas pela EuroVelo apresentando um total de 10,400 quilómetros.
No mapa disponibilizado pela EuroVelo, as ciclovias estão assinaladas a cores conforme as condições que oferecem. As rotas assinaladas a vermelho são aquelas que ainda não estão construídas. Clicando em cada rota, é possível aceder a um breve guia com curiosidades históricas e turísticas sobre aquele percurso.
O site da EuroVelo quer promover a utilização da bicicleta, tanto no dia-a-dia como em viagens mais longas. Para isso oferece também notícias, informações práticas e 'links' com contactos úteis de cada país.
Notícia sugerida por António Resende e Raquel Baêta