O Banco Central Europeu (BCE) baixou, esta quinta-feira, a taxa de juro diretora para um mínimo histórico: 0,50%. A queda da taxa vai ao encontro das expetativas dos mercados.
O Banco Central Europeu (BCE) baixou, esta quinta-feira, a taxa de juro diretora para um mínimo histórico: 0,50%. A queda da taxa vai ao encontro das expetativas dos mercados, que apostavam num corte associado ao momento de abrandamento da inflação, de contração da economia da zona euro e de subida da taxa de desemprego.
Além deste corte em 25 pontos base, de 0,75% para 0,50%, da taxa aplicada às principais operações de refinanciamento (o mecanismo pelo qual a instituição liderada por Mario Draghi cede a maior parte da liquidez ao sistema bancário) houve ainda outras decisões durante o Conselho de Governadores que decorreu na capital da Eslováquia, Bratislava.
O BCE decidiu reduzir a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez (por meio da qual empresa dinheiro aos bancos a um dia) para 1%, mantendo, no entanto, inalterada em 0% a facilidade permanente de depósito, que dá aos bancos a hipótese de fazer depósitos de muito curto prazo na instituição.
Recorde-se que a instituição europeia baixou, pela última vez, a sua taxa de juro em Julho do ano passado, quando esta passou de 1% para 0,75%, valor que se manteve até ao dia de hoje, em que foi atingido um novo patamar mínimo.
Notícia sugerida por David Ferreira