O produtor de morangos português José Carvalho, de Vila Nova de Famalicão, foi, esta quinta-feira, distinguido com o prémio de "Projeto Mais Inovador da Europa" pelo seu trabalho de produção com a técnica da aeroponia.
O produtor de morangos português José Carvalho, de Vila Nova de Famalicão, foi, esta quinta-feira, distinguido com o prémio de “Projeto Mais Inovador da Europa” pelo seu trabalho de produção em aeroponia – uma técnica de cultivo em que as plantas estão suspensas no ar. O anúncio foi feito pela Confederação de Agricultores de Portugal.
José Carvalho é responsável por 12 estufas de morangos com uma área total de um hectare. A produção é feita em “calhas” com 1,80 metros de altura, pelo que as plantas se encontram no ar, e, na época da colheita, estas “calhas” baixam 60 centímetros para possibilitar o processo.
Em declarações à Lusa no passado mês de Maio, o agricultor explicou que a produção em altura rende “três vezes mais” do que o método tradicional – no solo – além de significar uma poupança “enorme” em termos de consumo de água.
O concurso contou com a participação de projetos de jovens agricultores dos 27 estados-membros da União Europeia, que concorreram nas categorias de “Melhor Jovem Agricultor da Europa”, “Projeto mais sustentável” e “Projeto mais inovador”.
No total, Portugal apresentou cinco projetos, relativos aos sectores hortofrutícola, pecuário, da vinha, dos cereais e dos equinos lusitanos, que venceram, em Junho, o concurso nacional realizado no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas em Santarém.
O prémio foi promovido no âmbito do 1º Congresso Europeu de Jovens Agricultores, organizado pela CAP, ASAJA (organização espanhola de agricultores) e grupo parlamentar do PPE do Parlamento Europeu, com o apoio do eurodeputado português Nuno Melo e da eurodeputada espanhola Esther Munoz.