Embora o automóvel seja, ainda, o meio de transporte mais utilizado pelos portugueses no dia-a-dia, Portugal é um dos países da Europa onde as deslocações a pé são mais comuns, revela um Eurobarómetro publicado esta segunda-feira.
Embora o automóvel seja, ainda, o meio de transporte mais utilizado pelos portugueses no dia-a-dia, Portugal é um dos países da Europa onde as deslocações a pé são mais comuns. A conclusão é de um novo Eurobarómetro publicado, esta segunda-feira, pela Comissão Europeia.
O relatório acerca da qualidade dos transportes na União Europeia, que se baseou em 28 mil inquéritos feitos pessoalmente, revela que o carro continua a ser o meio de transporte mais usado pelos europeus (com 54% dos inquiridos a escolhê-lo para as suas deslocaçõs diárias), seguido pelos transprotes públicos (19%) e pelas caminhadas (14%).
De acordo com os cidadãos, a conveniência é o primeiro factor a influenciar a escolha do meio de transporte (61%), bem como a rapidez (31%) e só depois o preço (12%), mostra o documento.
Em Portugal, à semelhança do que se passa no resto da Europa, o carro é, também, o meio de transporte mais comum, mas a sua utilização não chega a metade dos inquiridos (47%). Andar a pé (23%), porém, é uma escolha quase tão frequente como o uso de transportes públicos (24%), algo que deixa o país em destaque.
Segundo o mais recente Eurobarómetro, Portugal está no 'top' dos países onde as deslocações diárias a pé são mais habituais. Os 23% de inquiridos portugueses que dizem fazer a pé os seus percursos do dia-a-dia estão ao mesmo nível da Roménia, com uma percentagem que só é superada pelos 25% de Espanha e da Bulgária.
De realçar que os meios de transportes menos utilizados pelos portugueses são o comboio e a mota (2% cada), bem como a bicicleta, que representa uns residuais 1%.
Clique AQUI para aceder ao relatório completo (em inglês).
Notícia sugerida por Maria Pandina