Portugal viu, esta quinta-feira, em Nápoles, França,os dois projetos propostos pelo IAPMEI distinguidos na final europeia dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014, numa cerimónia promovida pela Comissão Europeia.
Portugal viu, esta quinta-feira, em Nápoles, França,os dois projetos propostos pelo IAPMEI distinguidos na final europeia dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014, numa cerimónia promovida pela Comissão Europeia.
O projeto ‘AMS – Thinking Ahead’, uma parceria da empresa AMS-BR Star Paper com a AICEP Portugal Global, foi o vencedor na categoria ‘apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos’, e o concurso ‘FAZ – Ideias de Origem Portuguesa’, desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, numa parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, obteve uma menção honrosa na categoria ‘empreendedorismo responsável e inclusivo’.
Com esta distinção, Portugal surge, pelo terceiro ano consecutivo, entre os vencedores desta iniciativa da Comissão Europeia, lançada em 2006 com o objetivo distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa, explica um comunicado enviado ao Boas Notícias.
O projeto vencedor ‘AMS – Thinking Ahead’ tem por base a criação de raiz da única fábrica europeia de papel tissue com ligação por pipeline ao seu principal fornecedor, numa aposta inovadora que resultou em aumentos claros de eficácia, eficiência e competitividade da empresa em mercados externos e disputou a final com dois projetos concorrentes, um de Malta, na área da poupança de água, e outro da Turquia, ligado ao desenvolvimento de um modelo com baixo custo de produção limpa para a indústria têxtil.
Os objetivos da AMS consistem em aliar a sustentabilidade económica a uma postura eco-friendly, garantindo aumentos de competitividade que lhe permitam afirmar a sua posição no mercado global. Com uma faturação de 48 milhões de euros, a empresa exporta para Espanha, França, Holanda, Marrocos, Cabo Verde, Moçambique e Angola.
O outro projeto nacional distinguido com uma menção honrosa foi a iniciativa ‘FAZ – Ideias de Origem Portuguesa’, um concurso de ideias direcionado para a diáspora portuguesa, que tem como como foco a angariação, seleção de ideias e apoio à concretização de projetos de empreendedorismo social, numa ligação à diáspora portuguesa.
Adotando o lema ‘Lá se pensam, cá se fazem”, o projeto da autoria da Fundação Calouste Gulbenkian pretende colocar ‘a experiência, o talento, e o dinamismo dos emigrantes portugueses ao serviço do seu país’.
Na fase de seleção nacional dos Prémios, o IAPMEI distinguiu, este ano, o mérito de 14 iniciativas de promoção do empreendedorismo, pelo seu dinamismo e resultados demonstrados de Norte a Sul do país, com contributos relevantes nas economias locais.